Laura Moutinho

Estudos Africanos e Afro-Diaspóricos
Poder e Diferença
Áreas de Interesse

Professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAS) ambos da USP e Doutora em Antropologia Cultural pela UFRJ. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Princeton e é bolsista produtividade do CNPq, desde 2008. Coordena Acordo de Cooperação Internacional entre a USP e a Stellenbosch University, Africa do Sul. Foi pesquisadora visitante no African Gender Institut, da University of Cape Town (UCT) na África do Sul e Visiting Professor of Public and International Affairs na Universidade de Princeton, Estados Unidos. Foi membro eleita do Conselho Científico da Associação Brasileira de Antropologia (ABA-2011\2013). Coordena o Projeto Pro-África: A Vizinhança nas entrelinhas: alianças e conflitos, trocas (des)iguais e cooperação entre Moçambique e África do Sul. Vice-chefe do Departamento de Antropologia durante duas gestões, (2010/2013). Coordenadora da CoC de Ciências Sociais (USP - 2014/2016). Publicou o livro Razão, Cor e Desejo: uma análise dos relacionamentos afetivo-sexuais inter-raciais no Brasil e África do Sul, Editora Unesp: São Paulo, 2004, graças ao Prêmio EDUSC\ANPOCS para melhor tese de doutorado\edição 2003. Pesquisa e publica sobre os seguintes temas: interseccionalidade; nacionalismo africânder; relações raciais, miscigenação e identidade nacional Brasil e Africa do Sul; ultra-direita e militarismo na África do Sul; raça, gênero e (homo)sexualidade sob a perspectiva da moral e da emoção; Direito, Antropologia e Politica; Direitos Humanos e Antropologia da Africa.