Curso "Antropologia e Intervenção Social no Campo da Educação"

Avenida Professor Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo-SP - Sala a ser divulgada posteriormente

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Humanas e a Universidade Autônomo da Barcelona convidam para o curso:ANTROPOLOGIA E INTERVENÇÃO SOCIAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO O curso, ministrado pela Professora Pepi Soto Marata, se propõe a oferecer um espaço para a reflexão e a troca de experiências sobre as confluências entre a Antropologia Social e a Educação, em distintos contextos socioculturais e de aprendizagem, com especial atenção a processos de aplicação do saber antropológico e da intervenção socioeducativa. A atividade faz parte do convênio internacional entre a FFLCH/USP e a UAB.   1ª sessão: 12/08/19 – ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO Uma proposta de reflexão teórica e etnográfica para uma antropologia sociocultural da educação, inclusive em contextos escolares. Discussão sobre as possibilidades, os limites e os desafios da articulação entre antropologia e educação. 2ª sessão: 13/08/19 – ANTROPOLOGIA E INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA Metodologias de trabalho na formação de professores e outros profissionais, em contextos de diversidade cultural, imigração e desigualdade social. Conteúdos e processos orientados para a transformação social. 3ª sessão: 14/08/19 – ANTROPOLOGIA NO ENSINO MÉDIO Aplicações dos saberes antropológicos para a criação de recursos educativos e a elaboração de propostas de cursos e seminários específicos sobre a convivência e a diversidade cultural, os fenômenos de refúgio e asilo e a introdução de conteúdos curriculares na perspectiva antropológica. 4ª sessão: 15/08/19 – ANTROPOLOGIA EM TEMPOS INCERTOS Reflexões sobre a formação de profissionais reflexivos, a incorporação da antropologia no mercado de trabalho e algumas intersecções técnica e éticas com outras disciplinas e profissionais.   As aulas serão ministradas em espanhol. Total de 16 horas, com entrega de certificado. Vagas limitadas. Inscrições pelo e-mail antropoeducausp@gmail.com.